sábado, 21 de janeiro de 2012

Agridoce pros ouvidos

Uma grande música dividida em 12 belas partes. Assim pareceu o trabalho paralelo de Pitty e Martin – intitulado Agridoce – pra mim. Os desavisados podem pensar que é puro romantismo, mas a atmosfera de Agridoce me soou muito mais pro lado dos Smiths do que pro lado açucarado de canções de amor.

Pra dar vida ao projeto, Pitty e seu guitarrista hibernaram numa casa na Serra da Cantareira e colocaram todas as ideias que estavam ainda brutas em lapidação e eis que o Agridoce surgiu. O nome não poderia ser mais apropriado, já que as canções flutuam entre reflexões, relações finitas, as fases da vida de uma pessoa e o íntimo de uma personalidade. As músicas conseguiram falar de coisas que em outras mãos poderiam ser piegas ou batidas. Mas Pitty e Martin deram um novo fôlego aos questionamentos de cada pessoa em forma de música. E das boas.

Para falar sobre tudo isso, Pitty e Martin destilaram canções em português, francês e inglês. O que poderia dar num samba do crioulo doido acabou casando muito bem e mesmo em línguas diferentes, todas as músicas se completam, como que contando uma história. O Agridoce mostrou um lado mais calmo e introspectivo do rock de Pitty e Martin. Ne parle pás tem uma dramaticidade no arranjo que é incrível. A melodia vai crescendo e culmina num piano visceral no refrão. As músicas em português são vivas e uma das que mais me agradou foi Upside Down, que apesar de ter o título e o refrão em inglês, tem 70% de brasileiro na receita. Ela relata o diálogo entre um casal e ficou muito interessante. Já Epílogos fala sobre o nascer, crescer e desenvolver de uma pessoa, as fases que se passa. O single do álbum – Dançando – já está no gogó dos fãs e também tem clipe. As músicas em inglês também foram um acerto dos grandes e o destaque vai pra Say e a regravação de Please, Please, Please, Let Me Get What I Want dos Smiths.

O Agridoce foi a realização de um projeto bem sucedido que vai surpreender os fãs e conquistar mais outros. A nota do CD? Por mim é um 10, 5 estrelinhas ou algo correspondente. Ah se todos os projetos paralelos fossem bem feitos e bem arranjados como esse.



E tem mais, se você gostou do projeto, é fã de Pitty, pode preparar a caravana pro show do Agridoce no Teatro Riachuelo nesse domingo 22 às 20:00. É a chance de ver ao vivo tudo que foi brotado lá na casa da serra.

Agridoce by somagridoce


Por Sandra Martins.

Google Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário